Estrutura Física

  • Home

Colégio Cândido Portinari

Área de Lazer

Com quase 6.000 m² de área construída, o Colégio Cândido Portinari foi projetado pensando nos mínimos detalhes para o bem-estar de seus estudantes, tendo em suas áreas de lazer recursos que permitem atender às necessidades de todos.

Uma vasta área coberta foi estruturada em frente às cantinas para que, com conforto, os estudantes possam lanchar conversar e descansar com tranquilidade. No piso superior, ao lado da quadra coberta, outro grande espaço possibilita o lazer: possui mesinhas para favorecer a integração social, além de jogos para a diversão. No piso inferior, criamos um ambiente aconchegante, “a pracinha”, área verde, gramada, com muitas plantas e bancos.

Biblioteca

 

A Biblioteca Cândido Portinari é um núcleo rico em possibilidades de aprendizagem. Possui um ambiente acolhedor e estimulante para o desenvolvimento do hábito de leitura, pesquisa, trabalho em grupo e estudos. Dispõe de vasto acervo de livros literários, didáticos, paradidáticos, periódicos e conta também com terminais de computadores e internet.

Cantinas

O Colégio Portinari dispõe de duas cantinas terceirizadas. Uma com oferta de produtos convencionais e a outra de produtos naturais. O objetivo é disponibilizar uma variedade de lanches que atendam às necessidades dos alunos e criem uma consciência sobre a importância da qualidade da alimentação para a saúde. Os atendentes dessas cantinas são devidamente qualificados e orientados por nutricionistas.

Enfermaria

Este serviço dispõe do atendimento de uma auxiliar de enfermagem e é equipado com três leitos, uma maca e materiais destinados aos primeiros socorros.

Nosso colégio mantém convênio com a Vitalmed para atendimentos emergenciais e possíveis encaminhamentos a hospitais.

Grêmio Estudantil

O Grêmio Estudantil, eleito de forma democrática por meio de voto, organiza importantes atividades para conscientização e desenvolvimento do espírito de solidariedade por meio de campanhas, palestras, debates, além de eventos culturais e de lazer. Seu espaço conta com uma excelente infraestrutura, com ar condicionado, computador, internet, som e telefone, para que possa atender às expectativas de todos os alunos. Dispõe também da rádio Porti, que pode ser ouvida nos intervalos das aulas.

Laboratório de Ciências

O Laboratório é um espaço onde nossos alunos estudam praticando as teorias e os conceitos abordados. Para isso, contamos com modernos equipamentos e instrumentos, como microscópios com projeção de imagens, lousa eletrônica e equipamentos de multimídia.
 
As aulas experimentais promovem também uma atitude investigativa, crítica e ética, tornando o aluno apto a exercer sua cidadania com responsabilidade na preservação do ambiente, da saúde pessoal e coletiva.

Livraria

O Canto das Letras é uma livraria que funciona dentro do Colégio Portinari. Seu objetivo é facilitar a vida dos alunos e familiares, com conforto e segurança. É possível adquirir o material escolar, como livros didáticos e paradidáticos, além da farda e artigos de papelaria como: agendas, mochilas e materiais de apoio didático para os estudantes.

Quadras

Nossa estrutura física dispõe de duas quadras poliesportivas, com 28 metros de extensão e 14 metros de largura, com suporte de banheiros e bebedouros, e uma terceira, com espaço apropriado para atividades recreativas. Nelas, além das aulas de Educação Física, também são desenvolvidas atividades culturais, artísticas e de socialização.

Recepção

Ambiente acolhedor e confortável para atender às famílias de forma ágil e eficiente. Conta com a atenção especial de recepcionistas preparados para resolverem diversas solicitações.

Neste ambiente, podemos encontrar a maquete do Colégio, uma obra a ser contemplada.

Sala Maker

É um ambiente de aprendizagem transdisciplinar, que integra metodologias e abordagens pedagógicas para estimular o protagonismo dos estudantes no seu processo de ensino e aprendizagem. Com base na educação tecnológica, científica e empreendedora, visa a uma aprendizagem significativa por meio do “aprender fazendo” (hands-on), que concilia a experimentação e a abstração do conhecimento para transformar vidas.

Sala de Arte

É um ambiente de aprendizagem multirreferencial e transdisciplinar, que promove uma coesão entre a teoria e prática do ensino da arte, estimulando a autonomia, a autogestão, a pesquisa estética, técnica e conceitual das Artes Visuais e de estudos culturais. A disposição dos materiais e equipamentos é pensada e ofertada aos estudantes de maneira a propor um caminho de aprendizagem ativa, contando com o auxílio de materiais diferenciados, uma biblioteca e pinacoteca com títulos conceituados e pensados para as diferentes idades de nossos alunos e alunas.

A Sala de Artes aglutina conceitos e contexto de uma aprendizagem por meio da ação e interação, tendo o estudante como centralidade de todas as etapas do processo, para que possam se apropriar com ludicidade e engajamento dos conteúdos socializados e, consequentemente, a ampliação de repertório, possibilitando assim uma aprendizagem significativa e que atinge os campos cognitivo, relacional e ético, os quais são balizados pelo projeto humanista da escola.

Salas de Aula

Salas amplas, equipadas com ar condicionado central, conexão com internet, multimídia, a fim de atender às necessidades de cada série. Em ambiente agradável e dotado de recursos facilitadores. O espaço das salas de aula ajuda a desenvolver a aprendizagem e a interação dos estudantes dentro do processo educativo.

Salas de SOE

Onde acontecem sessões de grupo, com ênfase no desenvolvimento das habilidades socioemocionais e formação de valores. Sala especialmente ambientada para favorecer a socialização e troca de experiências com a mediação das orientadoras educacionais, que acompanham o desenvolvimento social e acadêmico dos estudantes.

Teatro

Espaço para contextualizar os processos criativos desenvolvidos pelos alunos nas diferentes formas de linguagem e contidos em cada bloco programático.

O setor áudio-visual da Escola funciona integrado ao Cine-Teatro com capacidade para 213 pessoas. Ambiente climatizado, equipado com computador acoplado ao projetor de imagem, telão, som, DVD, CD player, episcópio (projetor de opaco) e palco com iluminação cênica.