Ensino Médio


3ª Série> Informações

Inglês - Gabarito comentado 2ª Unidade

GABARITO COMENTADO DE INGLÊS - 2ª UNIDADE - PROFESSORA ANDREA Data: 03/06/17

 

16. A expressão em destaque significa “quanto mais... menos”. Assim, indica a noção de proporcionalidade inversa.
Resposta: proporcionalidade.

 

17. A alternativa está correta, pois o segundo parágrafo afirma que “as pessoas precisam de uma quantidade menor de sono à medida que envelhecem”. O texto coloca: “Those over 65 need about seven to eight hours, on average, while teenagers need eight to 10 hours, and school-age children nine to 11 hours” (aqueles que têm mais de 65 anos precisam de aproximadamente sete a oito horas, em média, ao passo que os adolescentes precisam de oito a dez horas, e crianças em idade escolar de nove a onze horas).
Resposta: people need less sleep as they age.

 

18. A alternativa está correta, pois o texto diz: “The brain’s clock can get misaligned by being stimulated at the wrong time of day” (o relógio cerebral pode ficar desalinhado ao ser estimulado no momento errado do dia).
Resposta: a estímulos em horários inadequados.

 

19. A alternativa está correta, pois a resposta da Dra. Sigrid Veasey é: “Many people think they can teach themselves to need less sleep, but they’re wrong, said Dr. Sigrid Veasey” (Muitas pessoas acham que elas podem ensinar a si mesmas a precisar de menor quantidade de sono, mas elas estão erradas, disse a Dr. Sigrid Veasey).
Resposta: é incorreto pensar que seja possível aprender a dormir menos que o necessário.

 

20. A conjunção while pode ser entendida como enquanto, ao passo que.
Resposta: enquanto.

 

21. A alternativa correta, pois é a única que possui algo positivo referente ao fato de ficar na cama. Tradução da alternativa: “Eu não quero ficar cansado o dia todo”. Assim, ao permanecer na cama, a pessoa não se sentiria cansada ao longo do dia.
Resposta: I don’t want to be tired all day.

 

22. A alternativa correta, pois é a única que completa corretamente as lacunas. É importante destacar que a primeira lacuna deve ser completada por um verbo na -ING form, devido a uma exigência do verbo to start. Em outras palavras, sempre que utilizarmos um verbo após to start, devemos usar a -ING form. Tradução do trecho: Eric Moussambani de Guiné Equatorial tornou-se um dos atletas mais amados dos jogos de 2000. Sua prova foi a de 100 metros estilo livre. Ele pulou na piscina e começou a nadar. Depois dos primeiros 50 metros ele ficou muito cansado. Ele continuou cada vez mais lentamente e quase parou no meio da piscina. As autoridades estavam preocupadas pensando que ele estava se afogando. Mas Moussambani continuou e finalmente terminou a prova com o tempo de 1 minuto e 52 segundos, o mais lento da história das Olimpíadas. Mesmo assim, Moussambani estava muito feliz.
Resposta: swimming / was / stopped / finished / slowest.

 

23. A alternativa está correta, pois possui as formas corretas das formas comparativa e superlativa dos adjetivos easy, difficult e hard. Tradução do trecho: “Nenhuma língua é fácil de se aprender bem, embora as línguas que estejam relacionadas a nossa primeira língua sejam mais fáceis. Aprender um sistema de escrita completamente diferente é um desafio enorme, mas isso necessariamente não faz uma língua mais difícil do que a outra. No final das contas, é impossível dizer que há uma língua que seja a mais difícil do mundo”.
Resposta: easier – more difficult than – the hardest

 

24. Desacordo. O texto não afirma que o uso de sal pode prevenir a cárie e branquear os dentes. O texto apenas diz que o sal pode ser usado para limpar os dentes (cleaning teeth).
Acordo. O texto afirma que o sal é usado para aliviar o cansaço de pés cansados (relieving tired feet).
Acordo. O texto afirma que o sal é usado para aliviar a dor provocada pelas picadas de abelha (relieving bee stings).
Desacordo. O texto apenas afirma que o sal pode remover partículas mortas de pele, ajudando na circulação.
Resposta: D – A – A – D. 2

 

25. Justificativa para a escolha da alternativa:
[2] "one part salt to two parts baking soda after pulverizing the salt" (uma parte de sal e duas partes de bicarbonato de sódio depois de triturar o sal).
[5] "a tub of water into which several handfuls of salt" (uma banheira com água e com várias mãos cheias de sal).
[1] "1/2 teaspoon salt in an 8 – ounce glass of warm water for use as a gargle for sore throats" (meia colher de chá de sal em um copo com 8 onças de água morna para ser usado como um gargarejo para garganta inflamada).
[3] "Mix one teaspoon of salt in a pint of hot water" (misture uma colher de chá de sal em quase meio litro de água quente).
[4]"warm water to which a handful of salt has been added" (água morna com uma mão cheia de sal).
Resposta: 2 – 5 – 1 – 3 – 4.

 

26. As palavras grifadas foram usadas no comparativo de superioridade. O adjetivo inexpensive deve ser acompanhado por more, pois é polissílabo. Green é monossílabo, devendo ser usado com o sufixo -er. Por fim, classy é um adjetivo dissílabo terminado em y, devendo ser grafado com o sufixo -ier.
Resposta: Many of these salt uses are still valid today and can be much more inexpensive and greener than classier products.

 

27. Afirmação I – Incorreta: A expressão "is drowning" refere-se a uma ação que ocorre no momento em que se fala (está se afogando).
Afirmação II – Incorreta: As expressões "have led" e "have made" referem-se as ações indefinidas no passado.
Afirmação III – Incorreta: As palavras "demonstration" e "annually" são formadas por sufixação.
Afirmação IV – Incorreta: O pronome which refere-se a market e them refere-se a farmers.
Resposta: All sentences are incorrect.

 

28. A alternativa está correta, pois afirma que "por meio de protestos, os produtores de leite têm conseguido auxílio do governo". O texto coloca: "And the scenes seemed to have made a difference. EU Agricultural ministers announced a 500 million euro aid package focused on helping milk producers" (e as demonstrações de protesto parecem ter surtido efeito. Os ministros da agricultura da União Europeia anunciaram um pacote de ajuda financeira de 500 milhões de euros focado em ajudar os produtores de leite).
Resposta: By protesting, milk farmers have gotten help from the government.

 

29. O gráfico nos mostra que 80% do lixo sólido norte-americano foi aterrado (landfilled).
Resposta: 80% da eliminação dos resíduos sólidos aconteceram em aterros nos Estados Unidos em 1990.

 

30. No sintagma nominal “solid waste disposal in U.S. 1990”, os adjetivos solid e waste modificam o substantivo (núcleo) disposal. A preposição in, o substantivo U.S. e o numeral 1990 também funcionam como modificadores e, por estarem depois do núcleo, recebem o nome de pós-modificadores.
A questão foi classificada como regular porque cobra conhecimento pouco presente em situações do cotidiano, restringindo-se ao âmbito da gramática pura.
Resposta: Modificador + modificador + substantivo.