Ensino Médio


3ª Série> Informações

Espanhol - Gabarito comentado 2ª Unidade

GABARITO COMENTADO DE ESPANHOL 2ª UNIDADE - PROFESSOR RODOLFO - Data: 03/06/17

 

 

16. O anúncio pretende, por meio da ‘pegada’ deixada pelo homem, isto é, os descartes dos produtos que consome (na foto uma lata de refrigerante), denunciar o impacto ambiental causado pelo ser humano, como se aponta na alternativa [C].
Resposta: denunciar o impacto ambiental causado pelo ser humano.

 

17. De acordo com o texto, Alberto (nome fictício) abandonou o Facebook porque notara a dependência que havia desenvolvido em relação a essa rede, devido a um problema familiar por que passou. A alternativa [C] aponta-se correta em relação ao questionamento.
Resposta:
notou a dependência que tinha desenvolvido a essa rede.

 

18. O texto aborda a questão da língua espanhola no século XXI e tem como função apontar suas variedades, que têm igual relevância, como se afirma em: “El español actual es el conjunto de veintidós españoles nacionales, que tienen sus propias características; ninguno vale más que otro. La lengua del siglo XXI es, por eso, una lengua pluricéntrica.”. Alternativa [B], portanto.
Resposta: as variedades do espanhol têm igual relevância linguística e cultural.

 

19. De acordo com o texto, os trechos dedicados às manifestações estudantis ocorridas no Chile assinalam tumultos em seus desfechos: 1. O jornal “La tercera” destaca: “(…) Sólo al final de la movilización, grupos encapuchados quemaron un automóvil y atacaron edificios en el sector Paseo Bulnes”. 2. O Jornal “La Hora” aponta: Esclarece que a manifestação “que había sido pacífica desde temprano”, terminou “con disturbios”. 3. O jornal “El Mercurio” destacou que “incidentes aislados protagonizados por encapuchados se han producido en esta jornada en las principales ciudades del país, una vez concluidas las marchas por la educación”.
Resposta: assinalam tumultos no desfecho das manifestações.

 

20. Para acertar esta questão de vocabulário, o aluno deverá reconhecer o único sinônimo do advérbio “quizá” que é a opção [D] “tal vez”.
Resposta: tal vez

 

21. O acerto desta questão depende da capacidade de compreensão do estudante que deverá distinguir as opções I e III como as únicas verdadeiras. O texto diz que a metade das famílias que não são pobres pratica o “colecho”, o que deixa claro que a opção II é falsa.
Resposta: I y III.

 

22. Para acertar essa questão de compreensão, o estudante deverá ser capaz de identificar a opção que resume de forma mais completa o objetivo do artigo, que é a opção [A]. As demais são insuficientes para resumir o texto, pois traduzem visões parciais ou simplesmente não correspondem ao que o texto diz.
Resposta: informar los beneficios y perjuicios de una práctica que causa polémica entre los médicos y se mantiene oculta entre los padres: el colecho.

 

23. Para efetivar a ação, os alimentos serão recolhidos um dia antes pelo grupo.
Resposta: los alimentos serán recogidos por grupos un día antes.

 

24. Como o significado de “dar la lata” em português é “importunar”, a autora pretende, com a campanha, conscientizar a sociedade contra a violência de gênero. Alternativa [D], portanto.
Resposta: conscientizar as pessoas de que esse tipo de violência somente terminará com a luta e a persistência de todos.  

 

25. Após a leitura do texto, percebemos que a ONG “Paz y Desarrollo” se dedica a promover projetos e convênios de cooperação internacional, como a autora destaca no último parágrafo: “Paz y Desarrollo ha realizado, desde el año 1991, 780 proyectos y 9 convenios de cooperación internacional en 35 países de América Latina, África y Asia, con especial hincapié en la igualdad y la justicia social.” Alternativa [C], portanto.
Resposta: desenvolver projetos e convênios de cooperação internacional com especial destaque à igualdade e à justiça social.

 

26. Vejamos a estrutura completa: “El chip desarrollado puede crear imágenes a partir de señales que operan en esta zona del terahertz y para 1 ello emplea pocas lentes, lo que reduce el coste del dispositivo. Por otro lado, los científicos han empleado tecnología CMOS (Semiconductor Complementario de Metal Óxido) para la fabricación del circuito.” “ello” se refere, portanto, à criação de imagens a partir de sinais que funcionam na zona terahertz. Alternativa [A].
Resposta: à criação de imagens a partir de sinais que funcionam na zona de terahertz.

 

27. Uma das tecnologias citadas no texto já é usada em: “Esta tecnología es la base de muchos dispositivos electrónicos cotidianos como los teléfonos inteligentes, los ordenadores o los televisores de alta definición.” Alternativa [B], portanto.
Resposta: fabricação de computadores.

 

28. Conforme o texto, “Mientras” indica que enquanto lemos, estamos submergidos na história. É um acontecimento simultâneo. Alternativa [B], portanto.
Resposta: simultâneo.

 

29. O texto lido indica que, quando lemos um livro, podemos mudar nosso pensamento se durante a leitura nos esquecemos de nós mesmos, conforme a passagem: “No obstante, el fenómeno de la "experiencia tomada" no ocurre siempre que leemos. Solo aparece cuando las personas son capaces de olvidarse de sí mismas mientras leen.”.
Resposta: nos esquecermos de nós mesmos.

 

30. O objetivo do texto é apresentar as conclusões de um estudo da Universidade de Ohio, Estados Unidos. Alternativa [D], portanto.
Resposta: as conclusões de um estudo da Universidade de Ohio (EUA).