Dicas de Saúde


Volta às aulas - Dicas para o uso correto de mochilas e bolsas

    Com a chegada de 2017, um novo ciclo de ano letivo se inicia e é preciso prestar atenção não só nas aulas, mas também na sua saúde! O peso dos livros, cadernos, agenda e outros materiais escolares dentro das mochilas e bolsas precisa ser moderado, a fim de evitar que surjam problemas sérios na saúde das crianças e dos jovens.
    A bagagem excessiva nas costas e ombros das mochilas ou bolsas são bastante prejudiciais à saúde. O peso nos ombros e nas costas pode provocar dores musculares, dor na cervical, ferimentos abrasivos nos ombros, dores de cabeça, alteração de postura e desvios mais sérios, que podem motiviar a escoliose, lordose, cifose e queda no desempenho escolar. Confira algumas dicas para usar mochilas e bolsas de forma consciente e saudável para o corpo:

- Escolha os itens que são realmente necessários para você durante seu dia;
- O peso das mochilas e bolsas não devem ultrapassar 10% do seu peso;
- As bolsas transversais são os melhores modelos, pois o peso fica concentrado no quadril, o que dá um maior apoio à coluna, lembrando de sempre alterar entre os ombros;
- Dê preferência para mochilas e bolsas de alças grossas e/ou acolchoadas, porque evitam dores e lesões;
- No caso de mochilas, sempre apoie as alças nos dois ombros, porque assim o peso se distribui;
- O uso da mochila pode comprometer a postura se estiver muito para baixo, no começo da região lombar, ou muito para cima, na região dos pulmões;
- As alças da mochila devem estar ajustada na altura dos ombros, para não sobrecarregar a região do pescoço;
- O modelo ideal de mochila para as crianças é a de rodinhas, pois evitam problemas na coluna;


    Anotem as dicas e boas aulas!

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Fontes: 1 2 3