Cursos Extras


Robótica

Inscrição: clique nos links (abaixo) e responda o formulário de matrícula.

Clube de Robótica
https://fbio1.typeform.com/to/EOUD2L

 
O Clube de Robótica é um projeto de iniciação científica que visa aproximar os alunos do ensino fundamental e média ao ensino superior. O processo de alfabetização científica através da robótica, transformando o lúdico em criativo e, a partir deste, em "fazer ciência" para possibilitar o protagonismo juvenil, estimulando a autonomia, autoconfiança e autodeterminação.
 
O Clube não é um curso ou oficina, mas um ambinete de aprendizagem transdisciplinar no qual os alunos são membros e são os atores principais no processo de construção do conhecimento. Os projetos nascem do interesse deles a partir das linhas de pesquisa : competições (futebol de robôs, robôs bombeiros e robôs de dança); e projetos destinados a feiras e mostras científicas (com relevância social, ambiental e científica).
 
Os membros do clube viajam para participar de eventos regionais, nacionais e internacionais, tendo viajado para países como Estados Unidos, China, Holanda e França.
 
Aula Experimental:
Segunda-Feira, 26/02/2018, das 13:30 às 15:10 ou das 15:20 às 17:00h.
 
 
 
 
O Startup é um projeto baseado na Cultura Maker direcionado ao Empreendedorismo. O objetivo é simular a incubação de uma empresa a partir de um produto que será prototipado. Os alunos devem desenvolver as noções básicas de negócio para "startar" o projeto.
 
 

ROBÓTICA DO COLÉGIO CÂNDIDO PORTINARI - A PRESENÇA DO FUTURO NO PRESENTE

A crescente participação das nossas equipes e suas conquistas deram projeção nacional e internacional à nossa ROBÓTICA, tornando o Portinari numa referência neste segmento.

Tem sido recorrente as conquistas de "medalhas coloridas" (ouro, prata e bronze) nos torneios nacionais, o que nos credencia a representar o Brasil nas competições internacionais.

No ano de 2013, duas equipes do Colégio chegaram a proeza de fazer a FINAL da modalidade SOCCER nos ROBOGAMES (Olimpíadas de Robôs), realizada em San Mateo, Califórnia, EUA. Os nossos meninos trouxeram para Bahia e para o Brasil o ouro e a prata.

Com o trabalho de pesquisa e investigação científica, tivemos em 2014 um projeto ganhador da bolsa do CNPq-MNR (Mostra Nacional de Robótica), fruto do trabalho dos alunos Diana de Freitas, Pedro Henrique Leal e Pedro Henrique Passos, que desenvolveram um robô que estimula a conscientização do descarte dos resíduos sólidos.

Ainda em 2014, nossos alunos se credenciaram novamente a representar o Brasil, agora no evento ROBORAVE, que aconteceu na cidade de Albuquerque, Novo México, EUA.

Nossa equipe obteve o privilégio de uma visitação ao emblemático Vale do Silício com agenda confirmada no Museu do Computador e à renomada empresa INTEL, uma oportunidade rara e inesquecível.

Hoje o Portinari recebe convites para participar de feiras, exposições e eventos de tecnologia.