Colégio Cândido Portinari


Projeto Pedagógico

A construção do projeto pedagógico do Portinari demarca princípios e fundamentos ético-políticos, epistemológicos e didático-pedagógicos que norteiam a práxis educativa a partir da sua missão e visão.

Missão

Oferecer um ensino de qualidade, proporcionando aos estudantes as condições de aprenderem a ser, a conviver e a fazer, de modo cooperativo, autônomo e capaz de atuar no seu entorno social.

Visão

Fazer deste Colégio um centro de referência regional para o Ensino Fundamental - 6º à 9º ano - e o Ensino Médio - 1ª à 3ª série.

Os valores que sustentam os fundamentos ético-políticos são, principalmente: a criticidade, a autonomia, a cooperação, a solidariedade e o respeito a si e ao outro. Esse conjunto de valores permite o desenvolvimento de atitudes responsáveis perante a vida, possibilitando ao estudante agir como força transformadora da sociedade. Só assim o(a) estudante poderá contribuir de forma produtiva para o fortalecimento de um amabiente democrático.

Construção do conhecimento

Uma visão humanista e sócio-construtivista aponta o conhecimento como uma construção que se realiza por meio da ação daquele que conhece o meio físico e social e acontece à medida que o sujeito (aluno/a) enfrenta desafios, busca soluções e interage com seus semelhantes. Daí a opção do Colégio Portinari por esta linha de pensamento.

Entendemos que o conhecimento deve ser relevante, significativo e que possibilite a sua aplicação em novas situações a partir da criatividade dos estudantes.

Na nossa prática cotidiana buscamos superar a fragmentação do conhecimento e implementar uma práxis pedagógica contextualizada com saberes que se articulam, tendo em vista a vivência de aspectos da vida cidadã. Assim, enfocamos a Ética, a Pluralidade Cultural, o Meio Ambiente, a Orientação Sexual, o Trabalho e o Consumo, como temas transversais do currículo escolar, o que possibilita aos educandos a resolução de problemas e a compreensão crítica dos diferentes fenômenos naturais e sociais.