Colégio Cândido Portinari


Quem Somos

O Colégio Cândido Portinari nasceu há mais de 20 anos, mais exatamente em 1994, fruto do sonho de vários educadores que idealizaram construir uma escola no Costa Azul, ou seja, na área geográfica que corresponde a um espaço em constante expansão de Salvador.

A missão era construir um colégio acolhedor e de gente feliz, baseado na premissa de que o aluno alegre e que ama a sua escola estará com os canais abertos para o processo de aprendizagem, produzindo mais e melhor.

O primeiro grande desafio foi a escolha da equipe técnico-pedagógica e dos professores, um grupo que estivesse sintonizado com estes propósitos e alinhados à responsabilidade de transformar o Portinari numa referência educacional de qualidade na nossa cidade.

Uma das nossas prioridades foi traçar os pilares da nossa produção acadêmica associada a uma preocupação com a formação dos valores dos nossos jovens, condição básica para o necessário exercício da cidadania.

O nome foi uma homenagem ao grande pintor, escritor e cidadão crítico Cândido Portinari.

No primeiro ano de vida, o Colégio funcionou com 3 turmas de 5ª série (2 no matutino e 1 no vespertino), dentro da Escola Girassol, com exatos 80 alunos.

Em 1995, o Conselho Diretor reformou uma mansão na Rua Miguel Canizares e a adaptou para o funcionamento de 10 turmas do Ensino Fundamental (5ª à 8ª série). Estávamos, então, com um total de 288 alunos matriculados.

Neste mesmo ano, foi adquirido um terreno no Costa-Azul e, ao ser aprovado o projeto, deu-se início à construção da nova sede. O Portinari crescia a todo o vapor e, em 1996, já funcionávamos na nova sede e atendíamos até a 2ª série do Ensino Médio, atingindo a marca de 699 alunos na escola.

Em 1997 já funcionávamos com auditório, biblioteca informatizada, modernas quadras poli-esportivas, laboratórios, salas de arte, enfim, a base da nossa infra-estrutura atual. Neste ano crescemos vertiginosamente atingindo a marca de 1423 alunos matriculados da 5ª série do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio nos 2 turnos, estrutura que mantemos até hoje.

O processo de modernização do colégio é constante e intenso em todas as áreas: desde a construção da cobertura da nossa principal quadra poli-esportiva, à aquisição de Lousas Eletrônicas interativas. Não podemos esquecer que possibilitamos o acesso ao sistema multimídia em todas as salas com Internet aberta.

Sem sombra de dúvida, o principal investimento do Portinari está na formação acadêmica e de valores dos seus alunos , representada pela constante seleção da nossa equipe de professores , o respeito às diferenças, o apoio à inclusão, o que proporciona transformar os nossos jovens em cidadãos aptos e preparados para realizar as mudanças necessárias na sociedade.

O Portinari tem investido também em diversos projetos tais como:

  • A implantação de Robótica como disciplina em nossa grade curricular. Foi, inclusive, enviada uma equipe (01 professor e 03 alunos) para participar da principal competição nesta área, a Robocup realizada em agosto de 2008 na China, e outra este ano, em abril de 2013, para a Califórnia, EUA. Para esta competição, a Robogames, foram 8 alunos 1 professor e 1 coordenadora.
  • O incentivo à construção de textos com a realização da Folia Literária, do Circuito Literário e a conquista de prêmios importantes e de forma consecutiva, como os vencidos por nossos alunos no Concurso Jornalista do Futuro, promovido pela ABI e Folha Dirigida: 1º lugar em 2006, 2º e 3 º lugares em 2007 e 3º lugar em 2008.
  • A participação do Portinari nas Olimpíadas de Física e Química promovidas pela Universidade Federal da Bahia (UFBa) em que os nossos alunos ganharam medalhas de bronze, prata e ouro.
  • A brilhante participação do Portinari nos jogos estudantis com a conquista de campeonatos em várias faixas de idade e em várias modalidades, principalmente Futsal e Handebol.
  • Os projetos pedagógicos e, em particular ,o projeto Interdisciplinar: Brasil: quais os princípios para a sua mudança? Tal projeto possui uma forte temática na área ambiental e social e foram realizadas pesquisas e investigações fora dos muros da escola, dentro de ONG’s e movimentos voluntários, que proporcionaram aos alunos uma maior visibilidade sobre as ações sociais e um incentivo à participação efetiva.
  • O Portinari pauta seu trabalho, também, na escuta dos desejos e anseios próprios aos jovens.
  • O trabalho de liderança é praticado com intensidade na escola, não apenas através do Grêmio estudantil (eleito democraticamente pelos alunos), como também incentivado pelo SOE e Coordenação Extraclasse.

Atualmente, o Conselho Diretor do Portinari é formado por 04 membros.

Rosa Silvany Vicente Muniz Marcone

A Escola conta com 1 Vice-Diretora: Silvana Araújo (vice-pedagógica), uma Assessora de Direção, Milene Cedraz, além de uma equipe técnica composta por 09 Coordenadoras e Orientadoras que dão todo suporte à construção e ao sucesso da nossa ação pedagógica.