Avisos Importantes


Carta aos Pais - Língua Portuguesa - 6º ano

Salvador, 13 set de 2017,

Salvador, 13 de setembro de 2017.

 

Disponível em: < http://ospontosdevista.blogs.sapo.pt/tag/diferen%C3%A7a>. Acesso em 12/09/2017.

 

Senhores pais, Senhoras mães,

 

O artigo 3o, inciso IV, da Constituição define como um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”. Cada vez mais o contexto sociocultural do nosso país exige que a discussão sobre a promoção e efetivação desses objetivos se torne uma constante em casa e também na escola.

Acreditamos que ensinar a importância do respeito que se deve ter com as diferenças do outro no espaço da escola é imprescindível para a construção de um ambiente saudável e propício à aprendizagem proficiente

Assim, objetivando o desenvolvimento da capacidade de reflexão e de diálogo dos/das alunos/alunas e, ao mesmo tempo, oportunizar a extensão de uma discussão temática que se iniciou na II unidade, a qual trata do convívio social, pretendemos discutir agora acerca da diversidade.  

Por isso, solicitamos aos alunos do 6o ano a leitura do paradidático “Somos todos diferentes! Convivendo com a diversidade no mundo” (Coleção Aprendendo a Com-Viver), de Maria Helena Pires Martins, distribuído pela Editora Moderna. O livro trata do respeito pelas diferenças entre as pessoas, em um mundo marcado pela riqueza da diversidade, seja na natureza seja no âmbito da cultura humana. Enfatiza a importância da preservação da natureza, do repúdio às formas de preconceito e do aprendizado da tolerância. Entendemos que a leitura, associada aos debates em sala e à realização de atividades propostas, certamente os sensibilizará para uma reflexão que oportunizará construções riquíssimas sobre o assunto, além de ajudar os educandos a entender quão benéfica é a convivência compartilhada, que privilegia o diálogo como solução dos conflitos, visando à construção de um mundo mais solidário.

Certos de que poderemos contar com seu apoio no sentido de adquirir e incentivar os nossos alunos a mais essa leitura, agradecemos desde já.

 

Equipe pedagógica