Dicas de Atividades Esportivas


Atividades Esportivas - Dicas

Futebol

O futebol é o esporte mais praticado na infância de uma forma geral (47%) e permanece sendo uma das atividades prediletas pelos meninos (60%). Mesmo sendo um esporte coletivo com vários jogadores, quem disse que pais e filhos ­não podem bater uma bolinha depois de fazer a lição de casa?

A atividade pode ser praticada já a partir dos cinco anos, ajudando no desenvolvimento da coordenação motora e outras habilidades, como equilíbrio e compreensão do espaço ao seu redor.

 

Vôlei

Outra atividade que possibilita a presença de toda a família é o vôlei, que pode ser praticado na praia, no campo e até mesmo na água. Segundo os resultados da pesquisa, esse esporte é praticado por 14% das crianças. Por volta dos sete anos de idade, a criança já pode iniciar de forma lúdica e recreativa a prática do voleibol.

 

Handebol

Pais e fi­lhos querem algo diferente do vôlei e futebol? Uma opção menos praticada (7%), mas também coletiva é o handebol, que tem como objetivo marcar o maior número de gols durante os sessenta minutos da partida. A prática pode ser iniciada a partir de seis ou sete anos de idade e os pais também podem aproveitar esse momento para ensinar como os pequenos devem trabalhar em equipe. 

 

Dança

Essa é uma das atividades preferidas de qualquer criança! Segundo os pais que participaram da pesquisa, 29% dos filhos praticam algum tipo de dança. Além de ser uma atividade fácil e que pode ser exercitada na sala de casa, para dançar basta movimentar o corpo e se divertir, e essa premissa vale tanto para os pais, quanto para as crianças.

 

 
Observação!
Antes de iniciar um programa de atividades físicas, procure um médico para uma avaliação, principalmente da capacidade cardiorrespiratória.

Procure fazer uma refeição leve antes de iniciar qualquer atividade física. Dê preferência para frutas e carboidratos. Evite praticar exercícios físicos em jejum e após a ingestão de alimentos gordurosos.



Outras Atividades